Agência Tecban
20/12/2021 08:00

Saiba quais são os serviços mais usados nos caixas eletrônicos



Acompanhando as transformações ocorridas no sistema financeiro nos últimos anos, os caixas eletrônicos continuam ganhando cada vez mais espaço.

Não chega a ser surpreendente, quando considerado que os caixas ampliam o relacionamento de instituições financeiras com o cliente, oferecendo soluções que vão muito além da movimentação de dinheiro vivo.

Responsável pelo Banco24Horas, a TecBan conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos, marca atingida neste ano de 2021, com o equipamento de número 24.000 instalado na cidade de José de Freitas, a 50 km de Teresina, capital do Piauí.

A empresa se destaca como líder mundial em volume de saques e consolida-se como a terceira maior rede de autoatendimento independente do mundo em quantidade de caixas. "A nossa perspectiva é seguir avançando conforme as necessidades dos brasileiros", afirma Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas.


Números


A capilaridade fez com que a empresa - que possui praticamente quatro décadas de existência - atue com números no superlativo: quase um quinto das cidades brasileiras tem um caixa da marca este ano.

Além disso, o Banco24Horas está presente em quase 16 mil estabelecimentos comerciais. São mais de 145 milhões de brasileiros atendidos e mais de 150 instituições parceiras entre bancos, bancos digitais, fintechs e cooperativas.

"Como estamos estrategicamente posicionados, percebemos que nossa solução se transformou em um ponto de contato das instituições com os clientes, trazendo mais inclusão e acesso aos serviços financeiros, para que as pessoas possam usar os recursos com autonomia por meio do Banco24Horas e fazer a economia girar", explica Mazzi.


Ranking


Saque, saldo, extrato, habilitação de celular, pagamentos, transferências, empréstimo, troca de senha, depósito e desbloqueio de cartão figuram na lista dos dez serviços financeiros mais usados pela clientela das instituições parceiras do Banco24Horas. Mas existe mais de 90 outras soluções, como a prova de vida a partir da multibiometria (leitura das digitais e palma das mãos), bloqueios, ativação de dispositivos móveis, recarga de celulares e TV pré-pagos, entre outros.

Portanto, o tipo de transação ofertado no Banco24Horas depende do que as instituições financeiras planejam disponibilizar aos seus clientes. "Muito além do dinheiro, a população carece de acesso a outros serviços financeiros. O caixa eletrônico funciona como um ponto de conexão entre o físico e o digital", destaca o gerente executivo da TecBan.


Democratização


Para muitas pessoas que vivem em localidades distantes no País, os caixas eletrônicos representam o direito de acesso a serviços bancários. "Em muitos lugares, por conta da infraestrutura ou mesmo por uma questão logística, o caixa eletrônico é a única opção para que os moradores possam ter acesso aos seus recursos e realizar diferentes tipos de transações", reforça Mazzi.

Nesse quesito, o Banco24Horas se destaca, estando presente em mais de 250 comunidades em todo território nacional. A meta é encerrar 2021 com mais de 830 equipamentos nessas localidades - um crescimento de 17% em relação ao ano passado e 35% na comparação com 2019.

Para 2022, a previsão é de mais 250 caixas eletrônicos nas comunidades, alta de 30% em comparação a este ano. "No Amazonas, por exemplo, atendemos quase 80% da população com as mais diversas soluções do Banco24Horas que dão ainda mais capilaridade para as instituições, além de suas agências".


Estratégia


Estar próximo do cliente é um dos diferenciais para se tornar referência no setor. Tanto que o Banco24Horas traça estratégias diferenciadas para definir os pontos de instalação de seus caixas.

"Além de análises mercadológicas e de geolocalização, utilizamos nossas soluções móveis (caminhão ou container), que seguem um roteiro de cidades com o objetivo de atender a demanda local e avalia técnica e volume de atendimento para uma futura instalação de um caixa eletrônico na região", informa Mazzi.

Na pandemia, a proximidade com os usuários fez toda a diferença para garantir que o numerário cumprisse seu papel e chegasse às mãos dos clientes. O Banco24Horas teve ampla relevância, já que está posicionado em locais essenciais, como supermercados, farmácias e postos de combustível. "Na pandemia, fomos ainda mais essenciais para garantir o acesso ao dinheiro".


Novidades


Depositar dinheiro no envelope e ver a soma cair na conta somente no dia seguinte é cena do passado. Uma das mais recentes inovações no segmento são os caixas recicladores, que fazem depósitos de forma imediata.

No Japão, quase todos os terminais já têm essa opção, por exemplo. No Brasil, eles começam a serem impulsionados. "Temos mais de 2,4 mil Banco24Horas com essa função. Quanto mais pessoas usam, mais segurança e menor custo para todos. Isto é positivo para as instituições, para os clientes e para o meio ambiente, afinal reduz a necessidade de abastecimento dos caixas eletrônicos".

Além disso, a empresa também trabalha na expansão do serviço de saque em moeda estrangeira no Banco24Horas, buscando novos pontos, serviços e parcerias. Com isso, a solução, que permite a retirada de dólar e euro em espécie, chegará a 200 locais nos próximos anos.

Inovação tem sido a palavra-chave para quem busca se manter na liderança do mercado. A receita passa por aliar conectividade, multiformatos e a coexistência do mundo do dinheiro físico aos meios digitais.

"Soluções como a plataforma de Open Banking as a Service TecBan, oferecida de maneira pioneira no Brasil, com foco na implementação e gestão do novo sistema financeiro aberto brasileiro, e o HubDigital TecBan, criado para acelerar a integração de fintechs, bancos digitais e sociais ao Banco24Horas, são apenas alguns dos exemplos das novas soluções oferecidas pela companhia. Estamos sempre atentos aos movimentos do mercado, criando, inovando e compartilhando valores", resume Mazzi.

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