Agência CEBDS
26/08/2019 13:50

FINANCIAMENTO CLIMÁTICO É DESTAQUE NA CLIMATE WEEK



A necessidade de investimento em sustentabilidade com foco no financiamento climático foi um dos principais temas debatidos no segundo dia da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, nesta terça-feira (20), em Salvador. Em uma das palestras, Bárbara Brakarz, especialista sênior do Clima e Sustentabilidade da Divisão de Mudanças Climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), falou sobre a importância de investimento e financiamento de projetos relacionados aos efeitos climáticos no mundo. 



“Hoje, no Brasil, está cada vez mais claro a necessidade de se investir em sustentabilidade, em mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Não só porque estamos vendo os efeitos climáticos na nossa cidade, na nossa produção agrícola, mas porque, cada vez mais, as evidências mostram que as mudanças climáticas significam um custo para o país, um custo econômico e financeiro para a população. Então, os governantes, o setor privado e o mercado financeiro estão se mobilizando, se conscientizando de que isso [o cuidado] não é só uma oportunidade de investimento, mas é uma necessidade”, disse.



Votorantim: precificação de carbono já é realidade



Para Fabio Cirilo, consultor de eficiência energética da Votorantim Cimentos, empresa associada ao CEBDS, a precificação do carbono já é uma realidade: ” O preço do carbono está subindo e isso tem um impacto no negócio. Precisamos entender esse desafio. Estamos fazendo nossa parte para reduzir a emissão de carbono e a precificação é uma das respostas. Entendemos que o desafio de reduzir também não é só sobre meio ambiente. Mas sobre economia também”, disse.



Ângela Kallhauge, representante da CPLC, ressaltou que a entidade tem o objetivo de agregar forças ao redor do mundo para advogar a favor da precificação do carbono e comunicar a iniciativa o mais efetivamente possível: “É louvável o empenho que o setor privado exerce junto ao setor público, facilitando as ações conjuntas. É assim que a CPLC trabalha: em conjunto, dialogando.”

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos